segunda-feira, janeiro 09, 2017

3 pernas...


Este é um texto que ilustra algo que me ficou dos meus tempos de jogador de futebol... não sei se a palavra jogador será a indicada, mas eu até gosto de pensar que sim... 


No curriculum tenho muitas lembranças e por vezes gosto de as partilhar. Quem foi meu atleta conhece algumas, sempre pertinentes ao momento...


Então aqui vai mais uma: A minha posição em campo sempre foi defesa central, ainda no tempo que maior parte dos treinadores jogavam com "libero de cadeirinha". Normalmente eu marcava e nessa tarefa era normalmente implacável... É fácil a 20 anos e a 50 kg de distancia puxar pelos galões mas não quero ir por ai ...


Quero escrever sobre os meus colegas de posição que foram sempre diferentes de mim. E curiosamente foram poucos porque tive a sorte de jogar durante anos sempre a titular, fazendo parelha em momentos diferentes (no período de 8 anos) com 2 jogadores demasiadamente parecidos...


A ambos sempre chamei 3 pernas... E era simplesmente isso que eles eram, tinham uma perna a mais, virtualmente, claro ...


Eram diferentes, no um contra um eram competentes, não faziam faltas, eram inteligentes e com uma enorme capacidade de desarme porque "tinham" 3 pernas...


Por serem diferentes de mim não tinham a capacidade física que eu tinha, eram mais franzinos, claro mais rápidos, chegavam mais a cima e complementavam-me porque tinham aquilo que eu não tinha... sendo eu o oposto, "batia em tudo o que mexia" (frase de um treinador meu de 1985/89). 

Aos meus 3 pernas, de seu nome Luis Miguel (Massamá) e o Zico (Damaiense) que tanto me fazem  lembrar o único jogador comum às 7  imagens em cima deixo um abraço de saudade... A eles que eram e são diferentes também dedico este post com dois momentos defensivos do jogo onde ter "3 pernas" dá sempre jeito !

Carlos Milheiro