segunda-feira, janeiro 16, 2017

Mais uma História...

Qualquer semelhança com a realidade é pura ficção... 


Poucos, pelo menos os mais novos, o conhecem e por ser assim é necessário uma nota introdutória... 

Joaquim Meirim foi treinador de futebol que passou por vários clubes em Portugal (Varzim, Salgueiros, Belenenses, Beira-Mar, Estrela, Leixões, etc...).  Era, sim  porque já faleceu, alguém que na época (Anos 60/70 e 80) com um perfil diferente dos "Misters" seus contemporâneos. Por exemplo, vi algumas vezes quando perdia ou não atingia os objectivos propostos para um jogo no final "obrigar" os jogadores depois do apito final do jogo a fazerem bancadas ainda com os espectadores a saírem do estádio. Tive o privilégio de privar com ele; como jogador, numa semana no Estrela de Amadora quando ascendi a sénior e durante anos da minha adolescência à mesa, em casa do meu Avô Zé (a saber foi colega de trabalho e muito amigo de vários elementos da minha família). Por isso "deliciei-me" durante anos com as histórias que ainda hoje guardo e que me influenciam aqui e ali...

A que vou descrever parece-me pertinente ao momento, aqui vai:

A história sucedeu quando treinava o Varzim, no inicio dos anos 70, e o guarda redes suplente (Joaquim Castro, confesso que fui pesquisar) andava sempre muito chateado porque nunca jogava. Nem um minuto sequer. Foi então que o Mister, para o moralizar lhe disse para estar tranquilo, que a sua hora iria chegar, pois ele era...o melhor guarda redes da Europa. O “keeper” suplente abriu os olhos de espanto. E disse;  "Se era assim, então porque não estava a jogar?"
Simples disse o Mister: "porque o titular, Benje (Angolano), era o melhor guarda redes do... mundo!"

Concluo com dois apontamentos; O Jaquim (como gostava de ser chamado) era para além de treinador com o dom da palavra um grande psicólogo, mas sem consultório, só que obviamente nunca lhe serviu para nada pois no seu curriculum não tem um único titulo nacional... e não é que o Redes suplente acabou por jogar os 6 ultimos jogos com rendimento muito positivo, superior ao "melhor guarda redes do mundo", contribuindo de forma efectiva para a milagroso 6º lugar do Varzim na antiga 1ª divisão. 

Acabo com uma das suas frases mais carismáticas: "A DERROTA É A MÃE DE TODAS AS VITÓRIAS"
Carlos Milheiro